Primeira Reunião itinerante - Cultura
20/09/2022
No último dia 13 de setembro de 2022, a Secretaria de Educação e Cultura através da Coordenação da Câmara Temática de Cultura do CODETER- Colegiado Territorial de Desenvolvimento Sustentável do Território de Identidade de Irecê recepcionou a Primeira Reunião itinerante no Centro de Treinamento Hélio Gomes em Lapão, com as seguintes pautas: Lei Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2- Desdobramentos após a MP 1.135/2022- Planos de Ação da LPG e Panorama dos Sistemas Municipais de Cultura da Bahia.
.
O encontro contou com as presenças dos munícipes dirigentes responsáveis pela pasta da cultura de cada município, sendo estes: América Dourada- Barra do Mendes – Barro Alto- Central - Cafarnaum- Gentio do Ouro- Itaguaçu da Bahia -Ibititá - Ibipeba - João Dourado- Presidente Dutra - São Gabriel e Xique –Xique.
Participaram também: Valdicléia Marques, mais conhecida como Cléa Negona (Conselho Territorial Quilombola) - Maestro Gerry Andrade (Conselho Estadual de Cultura); Laís Abreu do RTC (Representante Territorial de Cultura), responsável técnica e parceira incansável na articulação para as formações itinerantes.
.
Os convidados e as convidadas foram recepcionados/as pela secretária de Educação e Cultura, Greisimar Batista Dourado, a Assessora Especial de Cultura, Jolmaci Araujo Barreto de Souza, a Superintendente de Cultura, Helena Lopes Costa Santos, a Coordenadora dos anos Iniciais, Tânia Cavalcante Pires e o Vice-Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Lapão, Allisson Silva Ferreira que representou a sociedade civil.
.
Na oportunidade, foi realizado um Mini - Tour nas localidades de Aguada-Nova e Lagedo de Eurípedes. Em Aguada-Nova todos os participantes apreciaram a culinária local no Restaurante da Loura como amostra da culinária regional, nesta oportunidade visitaram a Praça dos Animais. Em seguida se deslocaram para o povoado de Lagedo de Eurípides para visitar o Ponto de Cultura Quilombo do Lagedo de Eurípides, que apresentou uma linda peça Teatral para todos os convidados, estiveram presentes alunos e professores da Escola José Carlito e representantes das Associações da comunidade.
Confiram fotos e vídeos da Assessoria de Comunicação:
Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Autor: ASCOM